segunda-feira, 24 de junho de 2013


Danças tradicionais de Cuba:

A cultura de Cuba é marcada pela influência vinda da África. Além destas, existem outras fortes ligações com a cultura européia de um forma geral, com a dos indígenas, além de um pouco vindo da América do Norte.
Dois ritmos musicais tradicionais do país são a rumba e a salsa.

Rumba
é uma dança cubana em compasso binário e de ritmo complexo que influenciou e foi incorporado ao flamenco. No flamenco, caracteriza-se por um estilo mais suave e descontraente, de certa forma alegre e de caráter menos misterioso do que os outros palos flamencos, como seria o caso da bulería, por exemplo.
Em termos da melodia, a escala menor harmônica não é tão utilizada quanto nos outros palos, sendo que geralmente uma escala diatônica predomina e interage em breves momentos com a menor harmônica em suas notas ciganas.

A música hoje chamada salsa é uma mescla de ritmos afro-cubanos, tais como o son montuno, o mambo, cha cha cha, e a rumba cubanos. Fontes dizem que a salsa nasceu nos bairros de Nova Iorque por volta dos 1971. Mas a verdade é que a Salsa surgiu depois que a banda La Sonora Matancera saiu de Cuba, durante a revolução cubana e se instalou no México, foram eles que criaram o nome Salsa, Sonora Matancera é considerado como The Beatles Latinos. Recebeu ainda influências do merengue, do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano.


Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança é caracterizada pelo compasso quaternário. Salsa, em castelhano, significa "tempero" e a adoção do nome quis transmitir a ideia de uma música com "sabor".



Sem comentários:

Enviar um comentário